EL LISSITZKY - worldwhitewall index
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El Lissitzky portrait, 1924

El Lissitzky 1890-1941
Building in the USSR 1917-1932 Edited by O. A. Shvidkovsky

Chapter 5 :
Page 35/41 by V. Rakitin. Chapters 1-5 and 8-16 first published in translation by Architectural Design London 1970, published by Studio Vista 1971. Chapters 6 and 7 first published in translation by Studio Vista 1971


Eleazar Markovich Lissitzky
is one of the few artists of post- Revolutionary Russia whose work is well known in Europe. The rediscovery of Lissitzky in the 1960s was both a recognition of his achievement and an aspect of the search for the sources of Constructivism. Publications and exhibitions since have revealed Lissitzky as not merely a minor abstract painter, but a figure of universal standing. He worked successfully in many different spheres and was endowed with architectural talents. But his various activities are not often related to those of contemporary Europeans; he has appeared to work in a vacuum.¹ When he travelled in Western Europe, at the end of 1921, he was very interested in the latest experiments in art. Yet for his work to be properly understood it must be judged primarily in relation to the atmosphere of the Russian Revolution, with its upheavals and its faith in a radical transformation of the world. In 1917 he completed his architectural degree in Moscow and it is assumed that he was active as an artist from 1912 onwards, initially as an illustrator of books in the manner of Chagall.² He himself considered the years he spent in Vitebsk – from summer 1919 to autumn I92I – as the time of his greatest creative activity. It was then that he reached maturity as architect, typographer and master of exhibition design.
It was Chagall who had invited Lissitzky to go to Vitebsk, but Lissitzky knew that Malevich would be teaching there in September 1919 and was eager to further their acquaintance. He had first met him in Moscow the year before, where he had gone in order to see the work of the Suprematists at the 10th State Exhibition of Suprematism and Abstract Art. The exhibition and Malevich himself had both made a great impression on the young architect/designer. In Vitebsk Lissitzky taught at the Studio of Graphic Arts, Printing and Architecture at the People's High School of Art.
He wanted students to be able to learn ' the basic methods and systems of architecture and to develop the graphic and plastic expression of their constructional projects through the use of models'.³ It was in connection with such models that the ' Proun' projects were first initiated in autumn I9I9. They were a logical (page 36) outcome of his study of Suprematism. Comparison with Malevich's work makes this obvious.
(english version: Marina Corby)

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El Lissitzky 1890-1941
Versão para o português: L. A. Pitanga do Amparo (11/05/2000 - 31/05/2000 - 18/09/2000)

El Lissitzk auto-retrato de 1924
El Lissitzk auto-retrato de 1924


Lazar Markovitch Lissitzky
é um dos poucos artistas da Rússia pós-revolucionária cuja obra é bem conhecida na Europa.

A redescoberta de Lissitzky nos anos 60 foi, ao mesmo tempo, um reconhecimento de suas realizações e um aspecto da pesquisa acerca das fontes do construtivismo. Publicações e exposições desde então tem revelado Lissitzky não apenas como um pintor abstrato de menor importância, mas como uma figura de reputação universal.
Lissitzk obteve êxito trabalhando em muitas áreas diferentes e era dotado de talento para a arquitetura. Mas suas várias atividades não são, freqüentemente, relacionadas às dos seus contemporâneos europeus; ele parecia ter trabalhado no vácuo.
Quando viajou pela Europa Ocidental, no final de 1921, estava bastante interessado nas últimas experiências em arte. Porém, para que seu trabalho seja devidamente entendido, deve, primeiramente, ser julgado em relação à atmosfera da Revolução Russa, com suas reviravoltas e sua fé na transformação radical do mundo.
Em 1917, graduou-se em arquitetura, em Moscou, mas, sabe-se, já atuava como artista desde 1912, fazendo, inicialmente, ilustrações de livros à maneira de Chagall.
Considerava os anos que passou em Vitebsk - do verão de 1919 até o outono de 1921 - como o período de maior atividade criativa quando, então, atingiu a maturidade como arquiteto, tipógrafo e mestre do design de exposições.
Foi Chagall quem convidou Lissitzky para ir a Vitebsk, mas Lissitzky sabia que Malevich lá estaria ensinando, em setembro 1919, e ansiava por promover um estreitamento com ele.
Lissitzk o conheceu em Moscou, um ano antes, para onde viajara com a intenção de conhecer as obras dos suprematistas na 10ª Exposição Estatal do Suprematismo e da Arte Abstrata.
A exposição e o próprio Malevitch haviam, ambos, causado uma forte impressão ao jovem arquiteto e designer.
Em Vitebsk, Lissitzk lecionou no Atelier de Artes Gráficas, Impressão e Arquitetura do Colégio de Arte do Povo. Lissitzk queria estudantes capazes de aprender "os métodos e sistemas básicos da arquitetura e desenvolver a expressão gráfica e plástica dos seus projetos construtivos através do uso de modelos".

Os projetos 'Proun' ¹ foram desenvolvidos, inicialmente, em estreita ligação com estes modelos, no outono de 1919.
Eram uma consequência lógica do estudo do suprematismo. Comparações com a obra de Malevich se tornam óbvias.
Os 'Prouns' foram desenvolvidos em colaboração com outros alunos de Malevich - que em 1921 sucedeu a Chagall como diretor da Escola Vitebsk.
'Prouns' foram exibidos, inicialmente, em uma exposição em Vitebsk, em 1919, como pinturas, apesar do próprio Lissitzk considerar os 'Prouns', assim como os desenhos similares de outros seguidores de Malevich, como um estágio transitório entre pintura e arquitetura.
Lissitzk utilizava-os como um meio de estudar a relação entre a forma e a matéria, cor e matéria, matéria e construção.

prountridimensional1923inst.mamdeparis.jpg (8275 bytes)
"Proun" tridimensional (1923) instalado no MAM de Paris. Reconstrução de 1965.

Pondo a pintura e o artista de um lado e a máquina e o engenheiro de outro, o 'Proun' se propõe a criar um novo espaço.
O 'Proun' é o elemento estrutural em um novo sistema de composição espacial - cuja base é o 'quadrado negro' de Malevich.

kazimirmalevichquadradonegro1929.jpg (9995 bytes)Kazimir Malevich "Quadrado Negro", 1915.

Dessa forma , Lissitzk demonstrou a profundidade do espaço e enfatizou a massa da forma, mas é tão errado considerar o 'Proun' como um elemento espacial quanto pensar nos projetos suprematistas contemporâneos de outros membros da UNOVIS ² - os fundadores da nova arte - como se fossem Planar³.
Pois o suprematismo se desenvolveu em Vitebsk como uma arte da 'construção da forma' da arquitetura. O 'Proun' não surgiu isoladamente, mas como parte da assimilação das lições do suprematismo, refletindo, dessa maneira, os esforços de explicitação da arte do período. Há, todavia, diferenças óbvias entre os 'Prouns' e as maquetes feitas pelos colegas de Lissitzk, Seus modelos são mais dinâmicos e decididamente orientados no espaço e, apesar de parecer paradoxal, a abstração do 'Proun', freqüentemente, oculta uma intenção arquitetônica concreta.

1. PROUN (pronuncia-se Pro-un) : Criados entre 1919-21, por Lissitzk, definem-se como 'projetos para a afirmação do novo' - representações axonométricas de corpos geométricos de formas diversas em equilíbrio, ora repousando sobre um alicerce sólido, ora flutuando no espaço cósmico.
2.UNOVIS: Grupo fundado em 1919 por Kazimir Malevich no Colégio de Arte do Povo, em Vitebsk - após este aceitar o convite de seu Reitor V. Ermolaeva - e, basicamente, era formado por: I. Chashnik, N. Suetin, L. Khidekel, N. Cohen, L. Yudin, A. Leporskaya, V. Vorobieva, Nojov, Zeitlin e, até fins de 1921, El Lissitzk e S. Senkin.
3. PLANAR: Suprematismo bidimensional.

Os "Proun" contêm diversas construções espaciais que, freqüentemente, possuem claras conotações - como na Ponte "Proun" IA, de 1919; ou Cidade "Proun" IE, de 1921 (exibido na Mostra da Arte Russa, em Berlim, em 1922). Esse último é próximo dos modêlos arquitetônicos de Malevich, Chashnik e Suetin. O "Proun" Quarto 30E é, essencialmente, desenho cenográfico.

prounIA,ponteI(1919)prounIE,acidade(1921)prounquarto(1923)400.jpg (26801 bytes)
"Proun" IA, ponte I ,1919

nikolaisuetincerâmica1923.jpg (12291 bytes) Nikolai Suetin: Cerâmica, 1923

Muitos dos problemas formulados nos "Proun" - peso sobrepujante, flutuação livre das formas - foram solucionados em projetos como o de um arranha-céu horizontal em Moscou - o chamado projeto "Cloudprop".

cloudprops(wolkenbugel)napraçanikitsky,moscou,1925.jpg (19878 bytes)
El Lissitzk: Cloudprops (Wolkenbugel) na Praça Nikitsky, Moscou, 1925

Os "Prouns" também formaram as bases do design prático. Como membro do Comitê de Criação Central da UNOVIS, Lissitzk estava diretamente envolvido com a propaganda. Nos painéis e posters de propaganda de sua cidade planejada, enfatizou a essência dinâmica do impacto das formas coloridas no espaço suprematista. Para Lissitzk, elas simbolizavam questões sociais - como a penetração de um triângulo extremamente vermelho em um puro círculo branco no poster " Golpeie os Brancos com a Cunha Vermelha" (1920).

ellissitzkgolpeieosbrancoscomacunhavermelha1920.jpg (13165 bytes)
El Lissitzk: Golpeie os brancos com a cunha vermelha, 1920

Poucos artistas foram tão receptivos às idéias atuais quanto Lissitsk; igualmente, poucos homens foram tão leais ao seu tempo e acreditaram tão firmemente nas possibilidades inesgotáveis do progresso ou na reformulação da totalidade do ambiente material e espacial do homem.

Versão para o português: L. A. Pitanga do Amparo


Essa é uma amostra de parte do capítulo 5 do livro Building in USSR 1917-1932 de Oleg A. Shvidkovsky. No topo da página, em vermelho, o texto da versão original em inglês, de 1971, e à direita o texto da edição brasileira Ícones do Suprematismo e do Construtivismo - Arquitetura na URSS 1917-1932 (título provisório) a ser lançada em breve, e que poderá ser adquirida, de qualquer lugar do Brasil, em nossa loja virtual no link abaixo:

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