ARQUITETURA
CONSTRUTIVISTA - URSS 1917-1936 © 2005 Todos os direitos mundiais de edição, reprodução ou transmissão dessa obra estão reservados à: Pitanga do Amparo Arquitetura e Arte. São Paulo. Brasil. Celular: +55 11 99822-0638 Vivo Clique sobre a imagem para conhecer 34 páginas selecionadas • Clicate sulla immagine per conoscere 34 pagine sciolti • Click on the image to view 34 chosen pages • Cliquez sur l'image pour voir 34 pages choisis • Clique e adquira essa obra fundamental por apenas R$135,00 + Frete Grátis para compras de 3 ou + livros! Mudar para /Cambiare per /Changer pour /Switch to O GRANDE EXPERIMENTO Slide Show |
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De
Feo, Vittorio. Tradução:
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Giù
una parte del capitolo 6 del libro Architettura URSS 1917-1936 di
Vittorio De Feo. L'edizione originale italiana da 1963 |
Abaixo
uma amostra do capítulo 6 do livro Arquitetura
Construtivista URSS 1917-1936
de Vittorio De Feo. Edição brasileira lançada em
7 de novembro de 2005 |
Capitolo 6 (parte) Il
gesto concreto, che sancisce l’affermazione del costruttivismo,
è compiuto nel 1922 da venticinque artisti capeggiati da Tatlin,
membri dell’Inchuk, l’Istituto di cultura artistica organizzato
a Mosca nel ‘20 dall’Izo. Essi, sviluppando le idee precedenti,
dal cubofuturismo al produttivismo, in nome della tecnica, vera misura
dell’uomo, rinnegano una produzione artistica fine a se stessa,
impegnandosi nell’arte applicata, l’arte del costruttivismo,
« figlio armonioso della cultura industriale ». 1 Vedi M. DE MICHELI, op. cit. pagina 023 |
Capítulo 6 (parte) O
gesto concreto, que sanciona a afirmação do construtivismo,
é completado em 1922 por vinte e cinco artistas encabeçados
por Tatlin, membros do Inkhuk, o Instituto de cultura artística
organizado em Moscou, em 1920, pelo Izo. Desenvolvendo as idéias
precedentes, do cubofuturismo ao produtivismo, em nome da técnica,
verdadeira medida do homem, renegam eles uma produção artística
com fim em si mesma, empenhando-se na arte aplicada, a arte do construtivismo,
« filho harmonioso da cultura industrial ». 1 Ver M. DE MICHELI, op. cit. página 023 |
Verso la teoria del costruttivismo, sfrondata nel suo cammino di molte delle primitive illusioni, in particolar modo si polarizzano gli architetti sovietici dal ‘20 al ‘30, attuando il trapasso e lo sviluppo in architettura delle idee già nel 1920 moribonde in pittura. Quando
gli artisti dell’Inchuk iniziano la loro battaglia per l’arte
industriale in un paese sull’orlo del fallimento tecnico ed economico,
il momento è, nonostante tutto, estremamente favorevole. Per un
processo di reazione, lo stesso che permette al comunismo di trionfare
proprio nel paese industrialmente piú arretrato, la prospettiva
comune è quella di una Russia fervente del lavoro delle fabbriche,
trasvolata da aereoplani, mutata nel suo aspetto da grattacieli, radiostazioni,
aereoporti; fino alle fantasie di Lavinskij di città di vetro con
edifici pensili e girevoli. La costituzione del Gosplan (Commissione per
la pianificazione statale), l’impegno per l’industrializzazione,
il grande piano di elettrificazione di tutta la Russia contribuiscono
a conferire alla tecnica ed alla scienza quasi il valore di una sfera
mitica entro cui si sviluppa ogni processo culturale.
pagina 024 |
Através da teoria do construtivismo, despida no seu caminho de muitas das primitivas ilusões, polarizam-se, de modo particular, os arquitetos soviéticos de 1920 a 1930, promovendo o traspasse e o desenvolvimento em arquitetura das idéias, já em 1920, moribundas em pintura. Quando
os artistas do Inkhuk iniciam sua batalha pela arte industrial num país
à beira da falência técnica e econômica, o momento
é, apesar de tudo, extremamente favorável. Mediante um processo
de reação, o mesmo que permite ao comunismo triunfar exatamente
no país industrialmente mais atrasado, a perspectiva comum é
a de uma Rússia em ebulição com o trabalho das fábricas,
sobrevoada por aviões, mudada, no seu aspecto, por arranha-céus,
estações de rádio, aeroportos; até as fantasias,
de Lavinsky, de cidades de vidro e edifícios suspensos e giratórios.
A constituição do Gosplan (Comissão para a planificação
estatal), o empenho na industrialização e o grande plano
de eletrificação de toda a Rússia contribuem para
conferir à técnica e à ciência quase o valor
de uma esfera mítica, dentro da qual se desenvolve todo o processo
cultural.
página 024
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Sosnovskij
avverte: « ... il nuovo partito dei russi-americani, per i quali
non è necessaria la dimora in America, dichiarerà una guerra
di sterminio a tutti i balordi russi... » 3. 1
Vedi MAJAKOVSKIJ, op. cit. pagina 025 |
Sosnovsky adverte: « ... o novo partido dos
russos-americanos, para os quais não é necessária
a residência na América, declarará uma guerra
de extermínio a todos os tolos russos... » 3. 1 Ver MAJAKOVSKIJ, op. cit. página 025
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Tutti conoscono le sue massime:
Sono gli incitamenti di Gastev a meccanizzare la lingua, in rapporto ai suoi esperimenti e proclami per lo sfruttamento razionale del tempo, che conducono a particolari abbreviazioni russe per designare uffici ed organizzazioni. I sovietici accettano con entusiasmo il mito della tecnica; quanto sia loro congeniale può provarlo una constatazione: la fantascienza russa precede ogni altra nel mondo; già nel 1911 si pubblicano regolarmente riviste di fantascienza. Sostenuti
da una cosí favorevole disposizione psicologica collettiva, gli
artisti sovietici si dedicano all’elaborazione di oggetti industriali.
Lavinskij, la Stepanova, Tatlin e Rodcenko, Lisitskij e i Vesnin, disegnano
e producono oggetti dalle forme efficaci e precise, nitidi ed essenziali:
‘arredi, stoffe, tute, incastellature e manifesti propagandistici,
scene teatrali e cinematografiche, i primi cartelloni cinematografici
pubblicitari, illustrazioni di ogni genere, precorrendo l’«
industrial design». 1
Vedi FÜLÖP-MILLER, op. cit. pagina 026 |
Todos conhecem suas máximas:
São os incitamentos de Gastev para mecanizar a língua, em relação aos seus experimentos e proclamações para o desfrute racional do tempo, que conduzem a peculiares abreviações russas para designar escritórios e organizações. Os soviéticos aceitam com entusiasmo o mito da técnica; o quanto isso é congênito deles prova-o uma constatação: a ficção científica russa precede todas as outras no mundo; já em 1911, publicam-se, regularmente, revistas de ficção científica. Sustentados
por uma tão favorável disposição psicológica
coletiva, os artistas soviéticos dedicam-se à elaboração
de objetos industriais. Lavinsky, Stepanova, Tatlin e Rodchenko, Lissitzky
e os Vesnin, desenham e produzem objetos com formas eficazes e precisas,
nítidas e essenciais – móveis, tecidos, macacões,
estruturas e manifestos propagandísticos, cenas teatrais e cinematográficas,
os primeiros cartazes cinematográficos publicitários,
illustrações de todo gênero –, antecipando
o « industrial design». 1
Ver FÜLÖP-MILLER, op. cit. página 026
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Majakovskij commenta con entusiasmo: «Per
la prima volta una parola nuova nell’arte, il costruttivismo, non
è venuta dalla Francia, ma dalla Russia. Fa persino stupore che
questo termine si trovi nel lessico francese. |
Mayakovsky comenta com entusiasmo: «Pela
primeira vez, uma palavra nova na arte, o construtivismo, não veio
da França, mas da Rússia. Causa até mesmo espanto
que esse termo se encontre no léxico francês. |
Essa é uma amostra de parte do capítulo 6 do livro Arquitetura Construtivista - URSS 1917-1936 de Vittorio De Feo. À esquerda o texto da versão original em italiano, de 1963, e à direita a tradução para o português lançada em 7 de novembro de 2005, e que já pode ser adquirida, de qualquer lugar do Brasil, em nossa loja virtual no link abaixo: |