EM CASA DE ARQUITETO
UM RETRATO PERSONALIZADO
Na
casa de Pitanga do Amparo, soluções arquitetônicas
alternativas e uma série de elementos dispostos à sua
maneira.
Fotos:
Luiz Calazans
..... "Nem todo arquiteto tem,
ao longo de sua vida profissional, a oportunidade de projetar a
própria casa. Destes, só alguns conseguem concretizar
suas idéias, ou pelo menos tijolizá-las, como foi
o meu caso, tal a sorte de obstáculos que se lhes antepõem
interagindo-se entre si: financeiros; intelectuais, psicológicos,
profissionais etc.
..... A falta de recursos financeiros
adequados condiciona a uma concepção essencialista
que tende geralmente a um empobrecimento do resultado plástico,
decorrente de soluções menos arrojadas construtivamente
e gerando, dessa forma, maior insegurança psicológica
(autocensura) no autor que estaria expondo, digamos assim, sua faceta
nada colunável, ou povera, exigindo-lhe então
mais coragem e maior criatividade nas soluções arquitetônicas
para tentar superar esse impasse.
..... Resultados felizes decorrem
da invenção de novos vocábulos ou até mesmo
de toda uma linguagem que de tão inovadora ou insólita
ou bizarra desmonte o referencial crítico de análise
e julgamento em uso.
Também nestes casos corre o autor o risco de ser incompreendido
ou desprezado ou esquecido ou até mesmo confundido, o que
é pior, com algum picareta menos autorizado.
..... Não tem nada não...
Corbusier, que já fez cem anos, comeu a baguete que o diabo
amassou e não desistiu jamais, infernizando centenas de pequenos
empresários no começo de sua carreira, que fugiam
dele como "construtor foge da régua T" até
encontrar um empresário bonzinho que lhe construiu um bairro
inteiro, mas que sifu de bleu, blanc et rouge, pois a Sabesp
local não descolou nem um copinho d'água para saciar
sua sede de sucesso, alegando que aquilo era coisa de louco-de-concreto,
digo, louco-de-pedra.
..... Louco-de-tijolo ou não,
minha casa não possui nenhum pilar ou viga de concreto ou
de ferro. As lajes são as popularmente conhecidas como "pré",
encontráveis em qualquer depósito de bairro. Os blocos
cerâmicos desenham, dentro e fora, a textura e a cor predominantes,
só quebradas pelas cores primárias dos caixilhos de
ferro, das instalações elétricas e hidráulicas,
no caso (paredes autoportantes) obrigatoriamente aparentes, como
tenho feito nos últimos treze anos em lojas, depósitos;
bancos ou residências. Nem por isso me privei de experimentar
comigo mesmo os efeitos energéticos da biotectura, ajardinando
as lajes que se transformaram em áreas de lazer verdejantemente
utilizáveis.
..... No Pequeno Manifesto Safado,
texto crítico de 25/3/80, estão contidos os elementos
que acredito serem fundamentais para a elaboração
de uma novarquitetura brasileira, apesar e graças aos desafios
anteriormente enumerados e antropofagicamente livres de influências
maldigeridas de outras arquiteturas."
Pitanga do Amparo
1987
Fotos:
1.
Visão da cidade pela janela do dormitório.
2. A fachada da casa, mostrando parte do jardim.
3. Parte lateral da casa, onde aparece novamente uma parte do jardim
e os níveis da construção.
4. Em primeiro plano, sofá Brigadier. Ao fundo, outra sala
com almofadas Tok & Stok. Sobre a lareira, auto-retrato
Eu-Roxo, de Paulo Sayeg. À esquerda, Acendendo e, à direita, Casal na Praia,
telas de Luiz Sôlha.
5. Paisagem de-Composição, tríptico de Takashi
Fukushima; cadeira Wassily branca integrada ao piso Formiplac e
às persianas verticais Colúmbia. Ao fundo, três
desenhos de Alex Cerveny. Através da micropersiana, Pingüim
de Geladeira, tela de Luiz Sôlha.
6. Poltrona Bertóia e mesa Samba em Berlim, de Pitanga
do Amparo. Tela de Rodolfo Vanni e dois desenhos de Delson Pitanga
no volume do lavabo que divide o amplo living.
7. Suíte: acima da cama, Cabeça de Negro, tela
de Paulo Sayeg. Entre Mulheres e Bichos, de Sayeg, e Cabeça
de Homem, de Alex Cerveny, está a chaiselongue de
Le Corbusier. Sobre a banheira de epóxi branco, cinco desenhos
da série erótica de José Zaragoza.