ESCRITÓRIO,
LOCAL INSPIRADOR
COMO
FILMES DE ANTONIONI
Numa área de 170 metros quadrados, escritórios da Huis-Clos,
o arquiteto Pitanga do Amparo põe em ação o
"tudo branco", como nos filmes de Antonioni dos anos
60.
Fotos Marcelo Tomé
.....No último andar de um edifício de São Paulo, com
amplas janelas voltadas de um lado para o Jockey Club e do outro
para o Clube Pinheiros, deveríamos cumprir o seguinte programa:
recepção, sala de vendas com mostruários, estoque,
sala de reunião/almoço, sanitários e copa.
Através de uma escada interna chega-se à cobertura.
Nova recepção, outro estoque, secretaria, diretoria.
Um amplo terraço ocupava toda a testada da cobertura com
vistas para o Jockey Club e tratamos de integrá-lo ao ambiente,
criando enormes caixilhos expandidos, que além de avançarem
no terraço, ampliam o espaço interno. Nos dois andares
a interferência visual de um pilar retauigular bem no meio
do ambiente. Tudo isso numa área de apenas 170 metros quadradros.
.....Duas
hipóteses: do branco ao preto passando por vários
tons de cinza, ou então (pausa/suspense)... "tudo branco",
mas tudo mesmo, chão, paredes, teto, móveis, assim
como nos filmes do Antonioni dos anos 60. Que tal?
.....Pelos
olhinhos misto de espanto e fascinação já advinhava
a resposta. Porém disse-me que iria pensar. No outro dia
enquanto os operários iam quebrando paredes, arrancando divisórias,
trocando a fiação velha, veio a confirmação:
"Você não acredita! Sonhei esta noite com o escritório
todo branco!"
.....Maquiavélica
propaganda subliminar ou feliz coincidência? Não importa.
A partir daquele momento tudo ficaria bem mais fácil.
.....Os
projetos e as obras foram feitos em prazo recorde, quatro meses,
tendo-se consumido mais quarenta dias para os últimos retoques
e finalizações do mobiliário e objetos de
adorno.
Pitanga
do Amparo
1.
A escada.
2. Em primeiro plano um cilindro-luminária, que esconde
o pilar central. Ao fundo, mostruário dos sapatos.
3. Mesa em laminado branco, design de Pitanga. O quadro é de
Takashi Fukushima.
4. Na recepção superior, mais uma vez a escultura
de Pitanga.
5. A quebra do branco, com um quadro de Gilberto Salvador e com
o preto do escritório no fundo.
6. Com telefone e calculadora, um outro ângulo da cena.
7. A sofisticada e simples presidência observando e sendo
observada por entre o grande plano de vidro.