PITANGA do AMPARO - casa vogue magazine 1984
pitanga do amparo architecture, art, publishing house, doctoral research, interiors, biotecture, architectural theories, russian art, o grande experimento, suprematism, constructivism, arquitetura construtivista and worldwhitewall editora.

Click to the next publication
Cliquer pour la prochaine publication
Clicate per la pubblicazione seguente
Clique para a publicação seguinte


SEM PRECONCEITOS
INCORPORAÇÃO DE SENSAÇÕES

Numa retrospectiva de memória o projeto do arquiteto Pitanga do Amparo onde a qualidade definitivamente não está vinculada com as banalidades. Rose Bom Bom, um espaço que já deu muito que falar, pois precursor das danceterias, deixou por um período muitas expectativas no ar.

Fotos: Antonio Di Ciommo

Fusion Style em NOVARQUITETURA

"Por que não se permitir a recuperação de lembranças e visões arquitetônicas de outras épocas com suas particularidades, adornos e luminosidades, enfim, climas que involuntariamente ficaram registrados em minha memória?
Nem por isso esquecendo de nossa herança bauhausiana, modernista, acadêmica e incorporando livremente um sem número de informações de outros veículos: cinema, moda, cartoons, para finalmente procurar demonstrar que a qualidade de um trabalho artístico não está vinculado à forma,nem à cor, nem à matéria com que o artista trabalha.
E ir mais além transcendendo aos cânones limitadores de nossa própria formação de arquiteto, incorporando o humor e o deboche que estão presentes em todas as formas de expressão da modernidade.
O espaço, palco de nossas elucubrações, precisa se adaptar às nossas intenções, visto que resolver as funções básicas de uma residência, de uma boate ou uma lanchonete, nunca foi a tarefa maior de um profissional competente.
Será na fusão, daí fusion style, de todas as formas artísticas que nosso repertório visual e intelectual contiver e na coragem do uso sem preconceitos das cores, formas e luzes, que poderemos resgatar do nosso inconsciente coletivo os elementos-chave de futuras sínteses."

Pitanga do Amparo
08/07/1984

Fotos:

1. A fachada com suas colunas retrofuturistas.
2. Coluna em solo de perspectiva
3. Os planos de vidro se sucedem delimitando espaços: sala de vídeo, bar superior e mezanino - do branco ao preto.
4. No piso inferior detalhe da coluna geratriz emoldurando o
new wave look.
5. A coluna.
6. No bar inferior rajadas de spotlights apontam para a bem denominada bat-escada.
7. Na hermética
box-dancing, janela eletrônica e a garota com bambolê em neon de Isabelle Van Oost.
8. Os recortes de vidro denunciam os dois níveis e permitem uma leitura em preto e branco.


Click to the top
Cliquer pour le haut
Clicate per andare all'alto
Clique para o topo
top haut alto topo